segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Replicação do DNA

Surgiram três modelos que, tendo por base a complementaridade das bases, tentavam explicar o mecanismo de replicação do DNA.

-Hipótese semiconservativa-cada umas das cadeias serve de molde para uma nova cadeia e cada umas das novas moléculas de DNA é formada por uma cadeia antiga e uma cadeia nova;

-Hipótese conservativa-a molécula de DNA progenitora mantém-se íntegra, servindo-se apenas de molde para a formação da molécula filha, a qual será formada por duas novas cadeias;

-Hipótese dispersiva-cada molécula filha é formada por porções da molécula inicial e por regiões sintetizadas de novo.


Meselson e Stahl fizeram uma experiência com as bactérias Escherichia coli em que as cultivaram num meio de cultura que tinha o isótopo pesado 15N.
As bactérias produziram bases azotadas tendo 15N, que ficaram retidas no seu DNA.
Depois de várias gerações neste meio, as bactérias foram transferidas para um meio com azoto normal 14N. Deste meio, foram retiradas algumas bactérias no tempo zero (geração 0), ao fim de 20 minutos (geração 1), ao fim de 40 minutos (geração 2). Em cada uma das situações, o DNA foi extraído e analisado.
A interpretação da experiência:
-As bactérias que tinham sido cultivadas num meio com 15N (G0), possuíam um DNA mais denso, que ficou no fundo no tubo de ensaio.
-Num meio com 14N(G1) cada molécula de DNA tem um cadeia com 15N e outra com 14N que apresenta uma densidade intermédia entre o DNA só com 15N e 14N.
-Na segunda geração existem 50% de moléculas de DNA com 15N 14N e a mesma percentagem de moléculas com 14N.

Sem comentários: