sábado, 9 de maio de 2009

Águas subterrâneas

Reservatórios de água subterrânea
A água subterrânea é um recurso geológico de extrema importância, que constitui cerca de 0,6 % do total de água que existe na Terra. A quantidade e a qualidade da água subterrânea tem efeiros na sobrevivência e na saúde das populações humanas.

Cerca de 15% da água que precipita sobre a superficie da Terra infiltra-se no solo e origina a água subterrânea que preenche os aquíferos. Os aquíferos são formações geológicas subterrâneas capazes de armazenar água e de permitur a sua circulação e extracção de forma economicamente rentável.
No aquífero livre existe uma superficie em que a água está em contacto directo com o ar, ou seja, à pressão atmosférica. A zona que contribui para a realimentação do aquífero denomina-se por zona de recarga. É através desta zona que ocorre a infiltração da água. Os aquíferos livres podem ser superficiais o não só facilita a exploração e recarga como também a sua contaminação.
O aquífero cativo ou confinado está limitado por materiais geológicos impermeáveis. Nos aquíferos cativos a pressão da água é superior à pressão atmosférica. A recarga nos aquíferos cativos é feita lateralmente.
A captação das águas subterrâneas pode ser feita nos dois tipos de aquiferos através de furos (captações). Quando a captação de água subterrãnea ocorre num aquifero cativo a água subirá até à cota correspondente ao nível hidrostático. Uma captação nestas condições designa-se por captação artesiana. Se a captação é feita num local onde o nível hidrostático ultrapassa o nível topográfico a água extravasa naturalmente a boca da captação não sendo necessário qualquer sistema de bombagem. Neste caso, a captação é designada por captação artesiana repuxante.

Parâmetros caracteristicos dos aquiferos
A porosidade é a percentagem do volume total da rocha ou dos sedimentos que é ocupada por espaços vazios. A porosidade constitui uma medida da capacidade da rocha em armazenar água. Algumas rochas sedimentares têm poros entre os grãos de minerais, pelo que podem armazenar uma quantidade apreciável de água. As rochas cristalinas não têm poros entre os grãos de minerais, mas podem armazenar água em fracturas.

A permeabilidade é a capacidade das rochas transmitirem fluidos através dos poros ou fracturas. As rochas permeáveis deixam-se atravessar facilmente pela água. A permeabilidade das rochas está relacionada com as dimensões dos poros e com a forma como se estabelece a comunicação entre eles.

A água subterrânea, armazenada nos aquíferos, é utilizada para beber e sua escassez ou contaminação podem ter efeitos muito graves.




Sem comentários: