domingo, 3 de maio de 2009

Recursos minerais

Os recursos minerais incluem numerosos materiais utilizados pelo Homem e que foram concentrados, muito lentamente, por uma variedade de processos geológicos. Os recursos minerais podem classificar-se em metálicos e não metálicos.

Recursos minerais metálicos
Os elementos químicos, como o ferro, cobre, prata ou ouro, encontram-se distribuidos na crusta terrestre, fazendo parte da constituição de vários materiais em associações diversas com outros elementos. Chama-se clarke à concentração média de um determinado elemento quimico na crusta terrestre e exprime-se em partes por milhão (ppm).


Um jazigo mineral é um local no qual um determinado elemento quimico existe numa concentração muito superior ao seu clarke. Num jazigo mineral, chama-se minério ao material que é aproveitável, e que tem interesse económico, e ganga ou estéril ao material sem valor económico que está associado ao minério. A ganga é acumulada em escombreiras, que são depósotos superficiais junto às explorações mineiras. As escombreiras causam poluição visual, aumentam o risco de deslocamentos de terreno e podem conter substâncias tóxicas que poluem o solo e a água.


Recursos minerais não metálicos
Consideram-se recursos minerais não metálicos como cascalhos, areias e rochas. São materiais abundantes que não atingem preços elevados e que provêm de fontes locais.
Como está referido na tabela, o mármore, o basalto, o mármore,.., são utilizados para a construção de monumentos. Após a edificação dos monumentos, a rocha fica exposta a várias alterações provocada pela meteorização física ( expansão devido ao gelo, dilatação dos minerais, choques vibracionais), biológica (dissociação da calcite por algas ou bactérias desagregação mecãnica provocada por líquenes) e quimica (contaminantes da atmosfera, chuvas ácidas, alteração provocada pela humidade existente).

Sem comentários: