domingo, 3 de maio de 2009

Exploração sustentada de recursos geológicos

Os recursos geológicos são materiais que podem ser extraídos da Terra e que são utilizados em beneficio do Homem; podem ser renováveis ou não renováveis.
Os recursos renováveis são gerados na Natureza a uma taxa igual ou superior àquela a que são consumidos.
Os recursos não renováveis são gerados na Natureza a um ritmo muito mais lento do que aquele a que são consumidos pelo Homem. São, por isso, recursos limitados que acabarão por se esgotar.
Os recursos geológicos não são renováveis, com excepção da água e do calor interno da Terra.


Ao contrário dos recursos, as reservas de um determinado material geológico sofrem flutuações ao ,ongo do tempo. Diminuem devido à sua extracção e uso e à diminuição do preço de mercado e aumentam com novas descobertas, com o desenvolvimento de tecnologias que facilitam a sua extracção e com o aumento do preço de mercado.

Combustiveis fósseis

Os combustiveis fósseis podem ocorrer na crusta terrestre sob três formas: petróleo, carvão e gás natural. Os combustiveis fósseis são considerados recursos não renováveis. O uso intensivo dos combustiveis fósseis tem contribuido para o aumento na atmosfera de gases causadores do efeito de estufa, o que conduz a graves alterações climáticas.

O carvão é principalmente utilizado em centrais termoeléctriticas para produção de energia eléctrica. O petróleo e o gás natural são utilizados como combustiveis. O petróleo tem numerosas utilizações industriais.

Vantagens dos combustiveis fósseis: Elevado poder energético.

Desvantagens: Poluição atmosférica, poluição dos solos e aquíferos. O carvão provoca consequências humanas, devido à extracção. A taxa de exploração actual pode conduzir ao seu esgotamento, a libertação de dióxido de carbono ao reagir com a água, forma as chuvas ácidas que provoca a diminuição do PH e acidez dos solos.

Energia nuclear

A produção de energia nuclear baseia-se na fissão controlada do elemento urânio em reactores nucleares. Esta reacção liberta grandes quantidades de energia sob a forma de calor; esse calor é utlizado na vaporização da água que, por sua vez, é usada para a produção de energia eléctica. Esta energia é considerada energia não renovável.

A energia nuclear apresenta as seguintes desvantagens: risco de acidentes com fuga de radiações, produção de resíduos radioactivos que levantam sérios problemas de tratamento e armazenamento, poluição térmica da água, risco de acções terroristas.

Energia geotérmica

O calor interno da Terra constitui uma fonte de energia que pode ser concentrada localmente. Quando existe uma fonte de magma relativamente próxima da superficie da Terra, verifica-se o aquecimento de fluidos, geralmente a água, que se localiza em rochas porosas ou em fracturas. A água quente pode ser aproveitada na produção de energia.

Existem dois tipos de energia:


A energia geotérmica não é poluente e é renovável, na medida em que a sua fonte permanece por longos períodos de tempo. No entanto, é um tipo de energia que apenas pode ser aproveitada em locais com derminadas caracteristicas, nomeadamente locais com zonas vulcânicas. Esta energia é considerada como energia renovável.

Para além da energia geotérmica, há a considerar as seguintes energias renováveis: energia solar, energia eólica, energia hidroeléctrica, energia das ondas, energia da biomassa e energia do biogás.


Sem comentários: