sábado, 11 de outubro de 2008

Fases do ciclo celular

A principal característica da vida celular é a sua natureza cíclica. De modo geral, as células crescem, aumentam o seu conteúdo e depois dividem-se. Numa população de células em divisão, a vida de uma célula começa quando ela surge a partir da célula-mãe e acaba quando ela própria se divide para originar duas células-filhas. O conjunto de transformações que decorrem desde a formação de uma célula até ao momento em que ela própria, por divisão, origina duas-filhas constitui um processo dinâmico a que se chama ciclo celular.

No ciclo celular consideram-se duas fases:
-Interfase
-Fase miótica

A interfase corresponde ao período compreendido entre o fim de uma divisão celular e o ínicio da seguinte. Nesta fase, os cromossomas encontram-se distendidos, não sendo visíveis ao microscópio óptico.
A replicação do DNA de uma célula ocorre durante uma parte limitadada interfase chamada por período S, que é seguido por dois intervalos, G1 e G2:

G1-Síntese proteica :
É o primeiro período, começando ao final da divisão celular anterior e estendendo-se até o início da duplicação do DNA. Nesse período ocorre o crescimento da célula.
Esse período caracteriza-se por uma intensa síntese de RNA e de proteínas, com grande aumento do citoplasma das células-filhas recém-formadas.
S-Duplicação do DNA:
Responsável por desencadear a divisão celular, além de garantir que as células-filhas recebam as informações genéticas que determinam suas características.
Ocorre também a duplicação dos centríolos
G2- Duplicação dos centríolos:
Ocorre a duplicação de centríolos, além de iniciar a produção das fibras de proteínas, que juntos irão formar um aparelho com uma importante participação durante a divisão celular, denominado fuso mitótico. A célula completa o crescimento e está preparada para a mitose.
Ocorre síntese proteica das proteínas que constituem os microtúbulos.
















A fase mitótica diz respeito ao período durante o qual ocorre a divisão celular
Existem duas fases:
-Mitose-divisão do núcleo
-Citocinese-divisão física do citoplasma

A mitose diz respeito ao conjunto de transformações durante as quais o núcleo das células eucarióticas se divide. Nesta fase as células reorganizam os seus microtúbulos na forma de um fuso bipolar estando o MTOC (centro organizador de microtúbulos) nos pólos do fuso. Embora a mitose seja um processo contínuo, nela existem quatro estádios: prófase, metáfase, anáfase e telófase.





Prófase:

É a etapa mais longa da mitose.
Os cromossomas enrolam-se, tornando-se progressivamente mais condensados, curtos e grossos.
Os centríolos afastam-se para pólos opostos, formando entre eles o fuso acromático. O fuso acromático é formado por feixes de fibrilas de microtúbulos proteicos.
No final da prófase o nucléolo desaparece e o invólucro nuclear desagrega-se.


Metáfase:
Os cromossomas apresentam a sua máxima condensação.
Os cromossomas, ligados ao fuso acromático, dispõem-se no plano equatorial da célula, formando a chamada placa equatorial. Os centrómeros encontram-se voltados para o centro do plano equatorial, enquanto que os braços dos cromossomas voltam-se para fora deste plano.


Anáfase:

Verifica-se o rompimento do centrómero, separando-se os cromatídeos que constituíam cada um dos cromossomas.
Os cromossomas iniciam a ascensão polar ao longo das fibrilas das microtúbulos
No final da anáfase cada pólo da célula possui um conjunto de cromossomas, constituídos por um só cromatídeo, exactamente igual.


Telófase:

Inicia-se a organização dos núcleos-filhos.
Forma-se um invólucro nuclear em torno dos cromossomas de cada núcleo filho.
Os cromossomas iniciam um processo de descondensação.
As fibrilas do fuso acromático desorganizam-se.
A mitose termina. A célula possui agora dois núcleos.



A fase citocinese diz respeito à divisão do citoplasma e à individualização das células-filhas.

Nos últimos estádios da mitose, no fim da anáfase e na telófase, forma-se na zona equatorial um anel contráctil de filamentos proteicos. Estes contraem-se e puxam a membrana para dentro, causando um sulco de clivagem que vai estrangulando o citoplasma, até as duas células separarem-se.






No caso das células eucarióticas vegetais, a parede celular é rigída, não permitindo a divisão por estrangulamento. Neste caso, as vesículas derivadas do complexo de Golgi alinham-se na região equatorial. Estas fundem-se e o seu conteúdo forma uma placa-fragmoplasto-em torno das qual se deposita mais tarde a celulose.Originam assim as paredes celulares das duas células-filhas.





Sem comentários: