quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Regulação do ciclo celular

Os mecanismos de regulação do ciclo celular actuam em três pontos: no final de G1, durante a mitose e no final de G2.


Na etapa G1, as células fazem uma "avaliação interna" relativamente ao prosseguimento do ciclo celualr. Se a avaliação for negativa, as células não se dividem, ficando num estádio chamado G0. As células que não voltam a dividir-se permanecem no estádio G0 semanas ou mesmo anos, até à suas morte. Quando são devidamente estimuladas, as células que se encontram em G0 podem abandonar este estado e prosseguir o seu ciclo celular.



No caso do ciclo celular prosseguir e ainda na fase G1, se as moléculas de DNA não se apresentam de forma adequada, desencadeia-se a apoptose ou morte celular programada.




Nesta figura está representada a apoptose ou morte celular







No final de G2 há um momento de controlo antes de se iniciar a mitose. Se a replicação do DNA ocorreu correctamente, o ciclo prossegue. No caso de terem anomalias na replicação do DNA o ciclo é interrompido.

Durante a mitose há também um momento em que o ciclo pode ser interrompido, o que acontece no caso de repartição dos cromossomas pelas células-filhas não se efectuar de forma equitativa.

Quando os mecanismos falham pode ocorrer cancro ou neoplasia maligna.

Numa neoplasia, as células dividem-se decontroladamente e podem adquirir caracteristicas de malignidade. As células dos tumores malignos podem invadir os tecidos vizinhos ou espalhar-se por outras partes do corpo-metastização.


Está aqui um video do cancro da mama, que tanto afecta as mulheres de hoje em dia:




Sem comentários: