quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Síntese de proteínas






A passagem da linguagem do DNA para a linguagem das proteínas envolve duas etapas: a transcrição e a tradução.



A transcrição é a síntese do RNAm a partir do DNA. Os dois ácidos nucleicos usam a mesma linguagem e a informação é transcrita de uma molécula para outra. Uma molécula de DNA serve de molde para a síntese de uma molécula de RNAm, que é uma cópia das instruções do DNA para a síntese de proteínas.



Um enzima que é o RNA polimerase, fixa-se numa sequência de DNA e desliza ao longo dela, provocando a sua abertura e iniciando a transcrição e a síntese do RNAm a partir de nucleótidos livres. A molécula de RNAm atravessa o invólucro nuclear e transporta a informação genética do DNA para o citoplasma, onde ocorre a síntese proteica. Cada tripleto no RNAm chama-se codão e pode codificar um aminoácido.



Os produtos primários da transcrição podem sofrer transformações. Forma-se o RNA pré-mensageiro e, depois os intrões são retirados e os exões são unidos formando o RNA mensageiro funcional que migra do núcleo para o citoplasma. A este processo chama-se migração.



A tradução é todo o processo pelo qual a sequência de nucleótidos do RNAm é utilizada para ordenar e juntar os aminoácidos de uma proteína. Quando a molécula de RNAm chega ao citoplasma, a informação genética nela contida é nos ribossomas.

O RNA de transporte selecciona e transfere os aminoácidos para os locais de síntese, os ribossomas, como foi dito anteriormente. Cada RNAt tem uma zona especial, uma sequência de três nucleótidos que é chamado o anti-codão, que é complementar de um dos codões do RNAm.
A tradução tem três etapas: a iniciação, o alongamento e a finalização.
Iniciação: A subunidade menor do ribossoma liga-se à extremidade 5' do RNAm, esse desliza ao longo da molécula do RNAm até encontrar o codão de iniciação (AUG), transportando assim o RNAt com o aminoácido metionina, ligando-se assim ao codão de iniciação por complementaridade. A subunidade maior liga-se à subunidade menor do ribossoma.
Alongamento: O RNAt transporta um aminoácido específico de acordo com o codão. Estabelece-se uma ligação peptídica entre o aminoácido recém-chegado e o que estava anteriormente. O ribossoma avança três bases ao longo do RNAm no sentido 5' -> 3', repetindo-se sempre o mesmo processo.
Finalização:O ribossoma encontra o codão de finalização (UAA, UAG ou UGA) terminando o alongamento. O último RNAt abandona o ribossoma, as subunidades do ribossoma separam-se, podendo ser recicladas e de igual maneira e por fim, o péptido é libertado.




Sem comentários: