sábado, 11 de outubro de 2008

Os cromossomas e a sua estrutura




Nos eucariontes, as moléculas de DNA estão no núcleo das células, associadas a proteínas, constituindo estruturas filamentosas, os cromossomas.Os cromossomas são vectores da hereditariedade e todos os seres vivos são caracterizados pela informação contida num número constante para cada espécie.


Cada cromossoma está subdividido em genes. Cada gene é constituído por um fragmento de DNA. O DNA é composto por uma sequência de nucleótidos. Cada nucleótido contém uma base específica. De um modo simplista pode dizer-se que a sucessão exacta destas bases é o código de onde se traduz a diversidade das espécies.




A informação genética contida nos ácidos nucleicos encontra-se, nos seres eucariontes, no núcleo da célula. Quando uma célula se divide, é necessário que a molécula de DNA se replique, de modo que a célula-filha herde uma cópia. A informação genética dos organismos eucariontes encontra-se distribuída por várias moléculas de cromatina, as quais estão associadas proteínas designadas histonas. Cada porção do DNA associado às histonas constitui um filamento de nucleossomas. Estes filamentos encontram-se, na maior parte do tempo, dispersos no núcleo da célula. Contudo quando, a célula está em divisão, estes filamentos duplicam e sofrem um processo de condensação originando filamentos curtos e espessos.
























Na fase de condensação, cada cromossoma é constituido por dois cromatídeos, que resultaram da replicação do filamento inicial de cromatina, e que cada um dos cromatídeos é formado por uma molécula de DNA e por proteínas que lhe estao associadas. Os cromatídeos de um cromossoma encontram-se unidos por uma estrutura resistente designada centrómero.

1. Cromatídeo.
2.Centrómero.
3. Braço curto.
4. Braço longo.
´
Curiosidade:
O cromossoma 5 é um dos maiores croossomas humanos a ter sido analisado, possuindo um menor número de genes, de acordo com a equipa de cientistas dos EUA. Este cromossoma apresenta duplicações que podem ter funções de regulação da actividade genética e, por isso, estarem implicadas em algumas doenças, como a atrofia muscular vertebral.






Sem comentários: