domingo, 2 de novembro de 2008

Reprodução

Os organismos vivos originam organismos semelhantes, pelo processo de reprodução. Os progenitores transmitem aos descendentes informação codoficada sob a forma de unidades de hereditariedade, os genes.
Apesar da variedade de processos de reprodução encontrados nos seres vivos, podem considerar-se dois tipos fundamentais: A reprodução assexuada e a reprodução sexuada.

Reprodução assexuada:
Na reprodução asexuada, o progenitor é um único indivíduo, que transmite cópias de todos os seus genes à geração seguinte. Neste tipo de reprodução, a descendência é geneticamente igual entre si e geneticamente igual ao organismo progenitor. Um descendente com estas caracteristicas é um clone. Estes processos reprodutivos são diferentes da clonagem. O principal processo envolvido na formação de novos organismos é a mitose.

Existem vários processos de reprodução assexuada, que se pode verificar nesta tabela:



A reprodução assexuada tem as seguintes vantagens...
-possibilita que organismos isolados originem descendência, sem necessidade de parceiro.
-origina uma descendência numerosa, num curto espaço de tempo, o que permite a colonização rápida de um habitat.
-perpetua, de forma precisa, organismos bem adaptados a ambientes favoráveis e estáveis.


...e desvantagens:
-pouca diversidade de espécies, não favorecendo a evolução das espécies, tendo como uma difícil adaptação dos novos indivíduos ao meio como consequência.




Reprodução sexuada:

A reprodução sexuada mistura parte dos genomas de dois indivíduos e produz uma descendência que, geralmente, difere geneticamente entre si e difere de ambos os progenitores. A mistura de genomas é onseguida pela fusão de duas células, os gâmetas. A fusão dos gâmetas designa-se fecundação. Da fecundação resulta o ovo, ou zigoto.



O gâmetas são células haplóides, isto é, possuem metade do número de cromossomas caraterístico da espécie. O número haplóide de cromossomas de um organismo ou de uma espéci refere-se com n.


A fecundação restabelece o número de cromossomas da espécie e, ao misturar os cromossomas dos dois gâmetas, mistura a informação genética dos dois progenitores. O zigoto é uma célula diplóide, 2n, assim como todas as células que dele resultem por mitose.


A meiose é um tipo especial de divisão celular que reduz para metade o número de crromossomas das células. É através da meiose que uma célula diplóide origina células haplóides. Os gâmetas formam-se através deste processo.


Meiose
A meiose é preceida pela replicação do DNA dos cromossomas. A esta replicação seguem-se duas divisões consecutivas. A primeira divisão chama-se divisão reducional, ou meiose I, e a sugunda divisão designa-se divisão equacional, ou meiose II. Estas divisões originam a formação de quatro células diferentes entre si, cada uma das quais com metade do número de cromossomas da célula inicial.

















Antes do início da meiose I as células passam por um processo semelhante ao que ocorre durante a intérfase das células somáticas. Os núcleos passam pelo intervalo G1, que precede o período de síntese de DNA, período S, quando o teor de DNA é duplicado, e pelo intervalo G2.


É na divisão I da meiose que ocorre a passagem para metade no número de cromossomas, daí a designar divisão reducional. Na divisão equacional, separam-se os dois cromatíeos de cada cromossoma. Neste esquema estão explicadas as etapas da meiose.






















Vantagens da reprodução sexuada:
-Proporciona uma grande variabilidade de caracteristicas na descendência;
-A diversidade de caracteristica rmite às espécies não só maior capacidade de sobrevivência, caso haja mudanças ambientais.

Desvantagens:
-Processo lento;
-Grande dispêndio de energia.








































































































Sem comentários: