sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Minerais

Um mineral é um sólido cristalino, formado por processos geológicos, com uma composição química fixa ou variável dentro de limites definidos e uma estrutura interna específica.

Os minerais são inorgânicos:-excluem-se substâncias orgânicas, isto é, compostos de C e H; têm uma composição química definida:-o mineral deve ser formado pelos mesmos elementos combinados nas mesmas proporções e são naturais:-formação dos minerais em que não há intervenção humana.
A composição química e a organização estrutural da matéria cristalina conferem aos minerais determinadas propriedades físicas e químicas que auxiliam na sua indentificação, através de ensaios simples que não implicam equipamento complexo.

Propriedades físicas
-Propriedades ópticas-cor, risca e brilho;
-Propriedades mecânicas-dureza, clivagem e fractura;
-Densidade.

Cor dos minerais
A propriedade mais óbvia na observação de minerais é a cor. Na sua maioria, os minerais apresentam-se colorios.
Muitos minerais mostram uma cor caracteristica e própria. São chamados minerais idiocromáticos. Outros minerais não apresentam cor constante. São chamados minerais alocromáticos.
A diversidade de cor em alguns casos é divida à mistura de pequenas quantidades de certos elementos quimicos. Noutros minerais, a diversidade de cores deve-se a variações na composição quimica, em que certos elementos são substituidos por outros diferentes. Por este motivo, e porque a cor não pode ser alterada, esta caracteristica não constitui uma propriedade muito fiável na identificação de minerais.
Risca ou traço
A cor do mineral quando reduzida a pó corresponde à risca ou traço. Esta propriedade é importante na identificação de minerais, porque mesmo que a cor do mineral varie, a risca, mantém-se constante, podendo ser diferente da própria cor do mineral.
Brilho
O brilho consiste no efeito produzido pela qualidad e intensidade de luz reflectida numa superficie de fractura recente do mineral. Os minerais podem ter brilho metálico ou não metálico.
Clivagem e fractura
Quando se aplica uma pancada com um martelo sobre amostras de minerais, pode observar-se comportamentos mecânicos muito diferentes.
A tendência de um mineral partir segundo direcções preferenciais, desenvolvendo superficies de ruptura planas e brilhantes, denomina-se clivagem.
Quando os minerais não apresentam cligagem e desagrega-se em fragmentos com superficies mais ou menos irregulares, sem direcção privilegiada. Esta propriedade designa-se por fractura e revela todas que todas as ligações são igualmente fortes.
Dureza
Resistência que o mineral oferece ao ser riscado por outro mineral ou por determinados objectos. Rflecte a força das ligações atómicas na estrutura cristalina. Pode ser referida por comparação com os termos da Escala de Mohs.
Densidade
Razão massa/volume. Depende do tipo de átomos que constituem o mineral e da forma como estão arranjados na estrutura cristalina. É uma das propriedades mais definidas dos minerais. Varia com a pressão e com a temperatura.
Propriedades quimicas
Teste do sabor salgado para determinar a presença da halite (NaCl);
teste de efervescência pelo contacto com um ácido. Certos minerais, como a calcite, reagem com os ácidos libertando dióxido de cabono, o que provoca efervecência.

Sem comentários: