segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Rochas sedimentares

As rochas sedimentares cobrem a maior parte da superficie dos continentes. Surgem, frequentemente, em estratos e conservam vestigios de seres vivos contemporâneos da sua génese: sedimentogénes e diagénese.
As etapas de formação das rochas sedimentares são: meteorização e erosão, transporte, sedimentação e diagénese.
Sedimentogénese
A meteorização é um conjunto de processos que alteram as caracteristicas fisicas e quimicas das rochas à superficie da Terra ou pero dela. A meteorização leva à transformação de um rocha em particulas. A erosão é a remoção fisica das particulas produzidas pela meteorização, por agentes, como a água, o gelo ou a gravidade.


Está aqui alguma informação retirada do site do netxplica.

Meteorização Fisica






































A actividade biológica, como o crescimento de raízes em fendas e a actividade de animais escavadores, também são responsáveis pela meteorização fisica.


A meteorização Quimica












Na Natureza, a meteorização fisica e a meteorização quimica ocorrem em conjunto e os seus efeitos estão relacionados. As rochas que sofrem meteorização fisica ficam com uma maior superficie exposta aos agentes que causam a meteorização quimica.

Fica aqui mais informação acerca da meteorização quimica retirada do site netxplica.












































































A meteorização das rochas dá origem a sedimentos. Os sedimentos podem ser partículas sólidas soltas ou substâncias dissolvidas na água, que vão ser transportadas e depositadas.

O transporte é o movimento dos sedimentos por agentes, como rios, glaciares, ondas ou vento. Durante o transporte, os sedimentos, os sedimentos são separados pelo agente transportador. Ao rolarem e baterem uns nos outros, perdem as arestas e tornam-se mais arredondados (arredondamento). As partículas também são seleccionadas e separadas de acordo com o tamanho, a forma e a densidade. Um sedimento considera-se bem calibrado quando os detritos têm o mesmo tamanho.


A sedimentação verifica-se quando o agente transportador perde energia e o sedimentos se depositam. Também é considerada sedimentação a acumulaçãode sedimentos orgânicos ou de materiais que precipitam.
A deposição dá-se segundo camadas sobrepostas horizontalmente e paralelas entre si.

As camadas denominam-se estratos. Cada camada nova que se forma sobrepõe-se e comprime as mais antigas, situadas pr baixo dela. As superficie que separam diferentes estratos denominam-se superficies de estratificação. A superficie superior ao estrato denomina-se tecto e a que fica por baixo é chamada muro.

A estratificação, por vezes é horizontal. Quando o agente de transporte desliza sobre uma superficie topográfica inclinada, são depositadas camadas de sedimentos também inclinadas.

Em sedimentos fluviais são frequentes casos de estratificação entrecruzada, em que revela uma variação na intensidade ou na direcção do agente de transporte.




Diagénese

A diagénese é um processo que converte os sedimentos soltos numa rocha sedimentar coerente. Combina os processos de compactação e cimentação.

Pela compactação, verifica-se uma maior aproximação dos sedimentos. O aumento de pressão, devido à acumulação de mais sediementos, leva à redução do espaço ocupado pelos poros e à deslocação da água dos interstícios.

A cimentação, verifica-se o preenchimento de espaços vazios por materiais de neoformação, resulatantes da precipitação de substâncias dissolvidas na água. Estes materiais constituem um cimento que liga os dedritos, formando uma rocha consolidada.

Durante a diagénese, também ocorre, a recristalização, verificando-se uma alteração da estrutura cristalina de certos minerais por efeito das condições de pressão, temperatura e composição quimica do meio envolvente.




























































Sem comentários: