sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Ocupação antrópica da faixa litoral: Zonas costeiras

A maioria da população mundial concentra-se nas zonas costeiras dos continentes. Em Portugal, que possui uma grande extensão de costa, é no litoral que se verifica a maior densidade populacional e que se localizam as princiapais cidades
A faixa litoral é a zona de transição do continente para o oecano. Nessa transição, é possível distinguir:
-Arribas-costas altas e escarpadas, constituidas por material rochoso consolidado e com escassa cobertura vegetal.
-Praias-zonas baixas onde ocorre a acumulação de sediementos, de dimensões variadas, a grande maioria dos uias de origem fluvial. Em algumas praias, existem dunas litorais.

A faixa litoral, em especial as arribas, sofre fenómenos de abrasão marinha, que é o desgaste provocado pelo rebentamento das ondas nas rochas. A abrasão marinha é particularmente intensa, quando as ondas transportam partículas que são atiradas contra as rochas.
Na base das arribas existem plataformas de abrasão que são superficies relativamente planas e próximas do nível do mar onde se encontram sedimentos dos factores natrais. Algumas das causas antrópicas que afectam a evolução do litoral são as seguintes:
-ocupação da faixa litoral com construções;
-diminuição da quantidade de sedimentos, devido à construção de barragens ou exploração de inertes rios;
-destruição de defesas naturais, como dunas e vegetação costeira.









Em Portugal, a linha de costa está a recuar em praticamente toda a sua extensão, ameaçando construções, colocando em risco a vida e os bens das populações e provocando desequilibrios nos ecossistemas. A erosão do litoral pode ser combatida pelas seguintes medidas:
-construção de obras de engenharia, como paredões, quebra-mares e esporões. Estes referidos em último, servem para reter areias a ocidentes deste, mas ocorre a deficiência de abastecimento de areias nos locais situados a oriente e, por isso, aumenta a erosão, o que conduz à construção de sucessivos esporões;
-estabilização de arribas;
-alimentação artificial das praias com inertes;
-recuperação de dunas.

Curiosidade
Calcula-se que cerca de um terço da costa portuguesa esteja em processo de erosão. Segundo um estudo, Portugal ocupa o 4º lugar no ranking dos países com maior erosão litoral.















Estima-se que todos os anos cerca de 15 km ao quadrado são tragados pelo mar, não só por causas naturais, como a subida do nível das águas, mas sobretudo, devido à acção humana. A construção de barragens nos rios retém grande parte dos sedimentos. Antes dessas construções, os sedimentos fluíam para os rios e alimentavam a costa, tornando-a mais resistente. A retirada de areias para a construção civil é outra causa do empobrecimento em areias das regiões litorais.


As areias e outros materiais arrancados pelo mar ou transportados pelos rios depositam-se quando as condições o propiciam, constituindo diferentes formas de deposição, como as praias, restinhas, ilhas-barreiras, tômbolos, etc.




Sem comentários: